Para este guia foi utilizado um Notebook HP/COMPAQ nx6115 Turion 1.8 com 2 GB de memória e 80GB de HD. O objetivo deste guia é possibilitar testes do Linux a partir do Windows. Por tratar-se de um emulador, o processo de instalação é mais lento que o processo normal. O processo de preparação de imagens e execução do QEMU, descrito aqui com o Fedora, pode ser aplicado com qualquer distribuição Linux.
Emulador
Um emulador é um software que simula um computador real, ou seja, um emulador é um software criado para essencialmente transcrever instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando.
Um emulador engana, fazendo com que todas as operações da máquina real sejam implementadas em um software. Em outras palavras, ocorre a interpretação de (em alguns casos, por meio de recompilação) um código desenvolvido para outra plataforma. Infelizmente, ele perde muito em eficiência ao traduzir cada instrução da máquina real. Além disso, emuladores são bastante complexos, pois geralmente necessitam simular quase todas as instruções do processador e demais caracterÃsticas do hardware que os circundam.
QEMU
O QEMU é um emulador poderoso. O QEMU é um emulador de processador. Utiliza tradução dinâmica como técnica para prover a emulação, ou seja, o emulador converte partes do código para que o processador execute o conjunto de instruções. Como o processo é delicado, o QEMU é muito dependente da CPU.
O QEMU não requer alterações ou otimizações no sistema anfitrião e pode ser facilmente utilizado (embora seja possÃvel instalar um módulo que otimiza a velocidade de emulação. Este módulo permite que o QEMU tenha o desempenho de uma máquina virtual). Recomendo a instalação do módulo. De forma geral, o QEMU pode prover emulação de um sistema completo ou emulação para um processo de usuário.
Instalando o Qemu
1o. Passo
Deve-se baixar a versão do QEMU para Windows. Esta a versão zipada.
2o. Passo
Descompacte o arquivo qemu-0.9.0-windows.zip no seu diretório de preferência. Neste documento será utilizado o diretório C:\vms\qemu-0.9.0-windows
Preparando a imagem
Uma imagem de um sistema é uma cópia exata de um sistema de arquivos para dentro de um arquivo. A imagem nada mais é do que um arquivo de dados que contém todo o conteúdo de um disco. É possÃvel criar uma imagem de um disquete de boot MS-DOS, e, no momento da virtualização em vez de indicar o drive de disquete, é informado a imagem do sistema como se fosse o próprio disco.
As imagens também podem ser utilizadas para agilizar a instalação de novos equipamentos. Após a configuração de uma equipamento e instalação de todos os softwares necessários, cria-se uma imagem a partir do disco rigÃdo e depois esta imagem é aplicada em outros equipamentos de mesma configuração. Este recurso é utilizado por fabricantes de notebooks ou por empresas de grande porte que tem um parque tecnológico padronizado já consolidado. É claro, dependendo do espaço ocupado no disco rigÃdo o arquivo de imagem pode ter um tamanho entre alguns MB e até dezenas de GB.
Criando imagens no QEMU
Para criar um arquivo imagem no QEMU deve-se utilizar o programa qemu-img.exe. Este programa está no diretório C:\vms\qemu-0.9.0-windows.
Para instalar o Fedora 7, será criado uma imagem com capacidade para 10GB. Abra um prompt do DOS, acesso o diretório C:\vms\qemu-0.9.0-windows e execute o comando
qemu-img create -f qcow2 linux_fedora.img 10GB
.
Este comando irá criar uma imagem no formato qcow2 (utilizado pelo QEMU, não tem nenhuma relação com o sistema de arquivos utilizado pelo Linux) com o nome linux_fedora.img e com 10GB de tamanho
Começando a instalação do Fedora
1o. Passo
Baixar a imagem iso do Fedora.
2o. Passo
No prompt do DOS digitar o comando:
qemu -L c:\vms\qemu-0.9.0-windows -m 512 -hda linux_fedora.img -soundhw all -localtime -boot d -cdrom e:\isos\F-7-i386-DVD.iso
- qemu – executável do QEMU
- -L c:\vms\qemu-0.9.0-windows – indica o caminho que está instalando as informações de BIOS que o QEMU irá utilizar na emulação
- -m 512 – indica que será utilizado 512 MB de memória para a emulação
- -hda linux_fedora.img – indica o arquivo de imagem que será utilizado para instalar o Fedora
- -soundhw all – habilita som na emulação
- -localtime – utiliza hora local na emulação
- -boot d – indica para dar o boot no cd-rom
- -cdrom e:\isos\F-7-i386-DVD.iso – indica onde se encontra o arquivo .ISO com o Fedora
Talvez você prefira alterar o arquivo qemu-win.bat e modificar os parâmetros de inicialização do QEMU.
Deverá aparecer uma tela parecida com a que segue:
3o. Passo
A instalação ocorrerá em modo gráfico. Selecione a opção
Install or upgrade an existing system
e tecle ENTER. O processo de boot irá começar, só aguardar alguns segundos (ou minutos se você tiver pouca memória 😉 ).
4o. Passo
É possÃvel verificar a imagem ISO está OK. Eu sempre pulo o teste. Selecione
SKIP
e tecle ENTER, o Fedora irá analisar o seu equipamento para disponibilizar as opções de instalação.
5o. Passo
Depois de alguns minutos (emulação de sistema operacional é mais lento que virtualização) irá aparecer a imagem abaixo. Clique em
NEXT
.
6o. Passo – Seleção do idioma
Selecione o idioma padrão e clique em
NEXT
.
7o. Passo – Seleção do teclado
Selecione o seu teclado e clique em
Avançar
.
8o. Passo – Não entre em pânico
É a primeira instalação, o arquivo imagem está vazio. Não se preocupe, pode clicar no
Sim
sem medo. Seu computador estará a salvo.
9o. Passo – Particionamento
O particionamento ocorrerá dentro do arquivo imagem. Repare que o disco virtual tem 10GB de tamanho. Altere o particionamento a vontade, teste, brinque e pratique. Neste tutorial irei aceitar a sugestão do Fedora.
10o. Passo – Rede
A configuração de rede depende de cada um (em casa, no escritório, ADSL). Eu sempre utilizo o DHCP.
11o. Passo – Fuso Horário
Eu moro em Curitiba, logo seleciono o horário compatÃvel com São Paulo.
12o. Passo – Senha do administrador
Esta é a senha do usuário root. Selecione uma senha e não esqueça dela.
13o. Passo – Perfil de Uso
Irá utilizar o seu Fedora como ? Selecione o seu perfil de uso (programas que serão instalados). Se preferir, personalize a sua instalação.
14o. Passo – Perfil de Uso
Após o longo tempo de verificação de dependências a instalação irá começar. Vá tomar um café, dar uma volta na quadra ou faça outra coisa.
15o. Passo – Iniciar sistema
Chegou a hora de re-iniciar o sistema. Neste momento deve-se informar ao QEMU para não mais utilizar a imagem ISO (simulação da retira do disco do drive). Após você clicar no Reiniciar sistema, o sistema vai mostrar uma mensagem de erro por causa da imagem ISO.
16o. Passo – Continuando a instalação
Feche o QEMU e no prompt do DOS digite:
qemu -L c:\vms\qemu-0.9.0-windows -m 512 -hda linux_fedora.img -soundhw all -localtime -boot c -cdrom e:\isos\F-7-i386-DVD.iso
A única diferença do comando anterior é que agora o boot vai ser dado pelo drive C: (hda). Isto é modificado na opção -boot c.
Deverá aparecer a imagem que segue abaixo:
17o. Passo – Aguardando a inicialização
Só esperar todo o processo de boot do Fedora… 😉
18o. Passo – Finalizando
Só clicar em
Avançar
19o. Passo – Licenças
Só clicar em
Avançar
20o. Passo – Firewall
Uso doméstico, no máximo SSH liberado para passar no firewall. NÃO DESABILITE O FIREWALL!!
21o. Passo – SE Linux
Qual o seu grau de paranoia ?? Uso doméstico ? Dentro de um emulador pode ficar desabilitado… agora, se você está fazendo um teste para futuramente usar como sistema operacional definitivo, deixe o padrão (Reforçado).
22o. Passo – Data e Hora
Verifique se a data e hora está correta!
23o. Passo – Profile do hardware
Não envie!! Não faz sentido enviar profile de um hardware que está sendo emulado.
24o. Passo – Usuário padrão
Este é o usuário padrão que você irá utilizar. Lembre-se da senha e nunca utilize o usuário root (motivos de segurança).
25o. Passo – Teste de som
Só clicar em testar e aguardar. Aqui funcionou.. 😉
Depois só clicar em terminar… 🙂
26o. Passo – Logar no sistema
Logue no sistema e divirta-se com Linux.. 😉
Criando imagens no QEMU
Faça uma cópia de segurança do arquivo de imagem criado. Assim, você poderá fazer qualquer teste e sempre ter uma cópia do sistema operacional pronto para ser utilizado.
Para utilizar o QEMU normalmente com esta imagem, só digitar sempre
qemu -L c:\vms\qemu-0.9.0-windows -m 512 -hda linux_fedora.img -soundhw all -localtime -boot c
.
Maiores Informações
Mais detalhes, sobre máquinas virtuais e emuladores (arquitetura, gerência de memória, técnicas utilizadas, …) podem ser encontrados em meu livro Máquinas Virtuais e Emuladores lançado pela editora Novatec. Mais informações sobre o QEMU podem ser encontradas em sua documentação.
Meus parabéns pelo guia! Estive testando algumas distribuições e, agora, pretendia instalar o Fedora, mas não havia encontrado um tutorial tão simplista e completo quanto o seu.